Amazônia é tema da Semana Acadêmica do ICSA/Unifesspa

Por Camila Gusmão 

De 30 de novembro a 1° de dezembro, acontece a V Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em Rondon do Pará, com o tema “Amazônia: construção de saberes, direitos e inovação”. O evento foi organizado pelos professores e alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo, além da equipe administrativa do ICSA.  

Com o objetivo de mostrar para a comunidade os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no ICSA, a semana acadêmica apresenta as produções relacionadas com a pesquisa e a extensão da universidade, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade e fortalecimento dos cursos envolvidos, proporcionando discussões importantes sobre os múltiplos fatores relacionados à região. O evento busca aprofundar o debate sobre temas relacionados com a região Amazônica, e teve na abertura a escritora e secretária de Cultura do município, Rosa Peres, o poeta Dionísio Almeida e a Cacica Kátia Silene, do povo Akrãtikatêjê.

         A cacica Kátia Silene trouxe um depoimento emocionante sobre a história do seu povo Gavião, que foi praticamente dizimado pelos processos econômicos que moldaram a região. Atualmente, em sua aldeia, busca resgatar os costumes tradicionais que foram tirados, também promove a sustentabilidade da Amazônia, através de reflorestamento e desenvolvimento sustentável, com a criação de animais, plantações e outras produções agroecológicas.

Além disso, a cacica reforça o lugar de fala dos povos indígenas, que tiveram que aprender sobre os processos sociais do mundo do “cupen” (não indígena), e, agora, falam por si e lutam pelos seus direitos.  “Esse é um momento importante sobre a Amazônia. Eu creio que a universidade, os alunos, precisam interagir também e entender sobre a luta pela Amazônia. Hoje em dia, a Amazônia está sofrendo com a crise climática e essa crise a gente vê que não é só uma crise, é um ataque contra a Amazônia. Nós precisamos defender a Amazônia, salvar a Amazônia. A Amazônia está gritando, clamando. É a nossa mãe Terra, é uma Terra sagrada, de onde a gente veio e vai partir para ela”, afirma Kátia Silente.

         A escritora Rosa Peres contribuiu para a discussão trazendo para o debate a importância dos escritores da região, da promoção da literatura, juntamente com o poeta local, Dionísio Almeida, que apresentou seu livro “O Gostador de Rondon”.

No evento também foi lançado o e-book da IV Semana Acadêmica, que aconteceu em 2021. O livro é resultado de diversas pesquisas realizadas por professores e discentes do ICSA e foi organizado pelos professores Ingrid Gomes Bassi, Jax Nildo Aragão e Laize Almeida. Intitulado “Gestão, Comunicação e Sustentabilidade na Amazônia Oriental”.

Para o diretor do instituto, Jax Nildo, a universidade se consolida quando consegue ouvir a sociedade, porque o conhecimento científico não é a única forma de saber. Existem outras formas diferentes, como a dos povos indígenas, com saberes dos povos tradicionais; a literatura. É preciso que a universidade possa incluir diversos saberes em suas pesquisas e pense sobre as questões que realmente importam para a sociedade. “Não adianta produzir conhecimento que não tenha a ver com a realidade social, é preciso pensar a universidade olhando para a sociedade e a sociedade dentro da universidade. assim podemos crescer juntos”, declara Nildo.

A discente do curso de Jornalismo Maria Vitória vai apresentar um trabalho na Semana Acadêmica e considera que promover esse tipo de evento é muito importante para a Unifesspa, porque dá visibilidade para a universidade, que tem pouco tempo de existência. “É importante a visibilidade que esse evento promove, além do compartilhamento das pesquisas que nós estamos desenvolvendo. É uma troca de saberes em que os alunos aprendem com os professores, eles aprendem com os alunos e com a sociedade em geral”, aponta Maria Vitória.

         O evento continua durante o dia 1° de dezembro, com a apresentação de diversos trabalhos e oficinas.  Toda a comunidade pode prestigiá-lo. O encerramento acontece às 19h, com uma conferência sobre Método BOXR3, apresentada por Rodrigo Rezende.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s