Eleições 2022: perfil do eleitorado de Rondon do Pará

Estamos exatamente a um mês das eleições que irão definir os escolhidos pela população para os cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital (para o caso do Distrito Federal).

Desde o dia 16 de agosto os candidatos já podem fazer propagada eleitoral na internet, e a partir do dia 26 do mesmo mês estão expondo suas ideias no rádio e na TV.

Ao fazer um recorte especificamente sobre os eleitores de Rondon do Pará, observamos que o comportamento do quantitativo do eleitorado é bem constante no município: nas eleições de 2018 o eleitorado apto a votar era de 29.617 pessoas, evoluindo para 30.500 nas eleições de 2022, ou seja, variação de aproximadamente 3%, de acordo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A capital do estado, nesse mesmo período, aumentou o eleitorado em 7,5%; já em locais como Parauapebas, o crescimento foi de quase 17%.

Em termos de gênero, o eleitorado rondonense tem leve predominância do eleitor masculino, com 51,2% do total. Já quando se observa a faixa etária, nota-se o predomínio do eleitor adulto – usando categorização do IBGE: juventude (até 29 anos), adulto (30-59 anos) e idoso (a partir de 60 anos), conforme ilustrado abaixo.

Fonte: TSE (2022)
Elaboração própria

Outro enfoque interessante é quanto ao grau de instrução do eleitorado de Rondon do Pará. Conforme dados do TSE, a maior parcela é de eleitores com ensino fundamental incompleto, representando mais de 30% dos votantes aptos. O gráfico abaixo detalha o quantitativo e o percentual de cada grau de instrução. Interessante também notar que menos de 5% do eleitorado rondonense tem ensino superior completo.

QUANTIDADE E PERCENTUAL DE ELEITORES POR GRAU DE INSTRUÇÃO -RONDON DO PARÁ – ELEIÇÕES 2022

Fonte: TSE (2022)

O TSE traz ainda detalhamento quanto ao estado civil, apontando que 60% do eleitorado de Rondon do Pará é de solteiros, e 33% de casados. O restante é composto por divorciados, viúvos e separados judicialmente. Tem-se ainda 226 eleitores com alguma deficiência, sendo a deficiência de locomoção a mais presente, representando 20% do eleitorado desse grupo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s