Unifesspa de Rondon do Pará forma novos contadores e administradores

Por Mateus Cardoso

Na última sexta-feira (5), em Rondon do Pará, ocorreu a Cerimônia de Colação de Grau dos estudantes da turma de 2018 dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).


Para a formanda de Administração, Caroline Andressa, foi uma noite de muita alegria e aprendizado pois estavam aptos para ingressar no mercado de trabalho e transmitir todo conhecimento adquirido na universidade. “É um dia muito feliz para todos que estão colando grau, ontem tivemos o culto e foi uma cerimônia muito bonita, tivemos muitas emoções. A gente aprende muito na faculdade, a gente conhece muitas pessoas e temos aquele networking. E quem sabe eu volte para fazer uma pós na Unifesspa.
O novo contador Jadson Oliveira diz que é uma honra estar comemorando essa conquista já que foram quatro anos fora de casa, longe dos familiares e amigos. “É uma sensação incrível porque não é só um diploma, não é só algo que vai pro nosso currículo, é todo um sentimento que a gente carrega porque não é só um sonho de uma pessoa é um sonho de toda família”. Jadson já atua no mercado profissional em São Geraldo do Araguaia.
Para ele, que vem do município de Jacundá, que fica a cerca de 200 quilômetros de Rondon, é muito importante ter uma universidade pública e de qualidade. “A universidade pública é muito importante pra gente, são muitos aprendizados, muitas histórias, muitas coisas boas e muitos desafios. No final é gratificante saber que uma pessoa de baixa renda conseguiu entrar numa universidade, e saber que se formou e já está incluído no mercado de trabalho e ajudando a família é muito gratificante”.
Para Aldeires de Sousa Oliveira, mãe do Jadson, diz que a emoção é muito grande. “A gente vem de uma família humilde e agora temos essa oportunidade de ver os nossos filhos se formar sem que a gente tenha gastos é muito maravilhoso”. Os estudos do filhos foram um incentivo para que ela também voltasse à sala de aula. “Tenho quatro filhos, mas só ele decidiu estudar e eu também estou estudando, estou fazendo o curso de Pedagogia em Jacundá depois que ele despertou o desejo de estudar”.
Para a professora, diretora e homenageada da turma de Ciências Contábeis, Miraci Matos, é satisfatório saber que o seu trabalho é reconhecido pela turma e mostra que o curso é valioso academicamente e importante para a sociedade. “É uma alegria muito grande, a gente já se sente um curso sólido. Ser a professora homenageada também é uma honra e uma alegria muito grande, eu me sinto honrada todas as vezes que eu sou convidada e escolhida”.
Já para o professor e homenageado pelo curso de administração, Leandro de Oliveira, foi um desafio pois foram seis períodos em que o professor teve contato com a turma e foi o primeiro ministrar as aulas remotas. “Primeiramente me sinto muito honrado pelo convite, principalmente porque são pessoas que batalharam todos os dias para poderem chegar e comemorar essa vitória. O período remoto foi um grande desafio, e sempre digo pra eles que na vida o que nos move são os desafios, eu fico muito feliz de estar aqui e de saber que vou acompanhar esse momento da vitória”.
O curso de Administração e Ciências Contábeis foi criado em 2014. Essa, portanto, é a 5° turma formada. Ao todo já são 200 administradores e contadores aptos para trabalhar na região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s