Transporte escolar, saneamento básico e iluminação pública foram assuntos na Câmara

Por Marcos Vieira

A sessão ordinária da última segunda-feira (23) foi marcada por vários assuntos apresentados pelos vereadores. Transporte escolar, saneamento básico e iluminação pública foram alguns deles.

O transporte escolar tem sido tema de várias sessões, pela falta de segurança com os alunos da zona rural. Os vereadores utilizaram a tribuna para chamar a atenção da Secretária Municipal de Educação, Kelly Cristine, sobre os veículos que não estão oferecendo segurança para os alunos que precisam do transporte. Ainda referente à educação, o vereador Miguel Marques (DEM) falou sobre a situação das aulas que estão paralisadas na Vila Gavião, desde o início da pandemia da covid-19. “Recebi a ligação de uma mãe de aluno em que ela relatou para mim que pela primeira vez na história o seu filho tinha entrado de férias, sem ao menos ter estudado”, disse o vereador na tribuna, que aproveitou a oportunidade para solicitar ao poder executivo do município uma patrol para melhorar o percurso na comunidade do transporte escolar.

Já o vereador Jacir Almeida usou da palavra para relatar sobre a situação da rodovia BR-222. De acordo com o vereador, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) está deixando a desejar. Ele disse ainda que uma operação tapa-buraco está acontecendo entre Rondon do Pará e Dom Eliseu e pediu para que a sinalização da BR fosse reforçada, evitando assim acidentes de trânsito.  O vereador solicitou ainda a sinalização na Vila da Paz do KM60 ao 70, e finalizou a sua fala na tribuna com a situação das poças de águas da rua Isaulino Pereira Bispo, que há anos esse problema nunca foi solucionado. Pediu também iluminação de lâmpadas de led na Rua Santo Antônio, ambas do bairro Novo Horizonte.

Moções debatidas e aprovadas

Moção Nº 040, de autoria do vereador Miguel Rodrigues Marques (DEM), que solicita à prefeitura que recupere o início da vicinal do Córrego dos Martírios até a ponte e na oportunidade colocarem manilhas na lateral das duas ruas que dão acesso à creche Pequeno Polegar.

Como justificativa, o vereador relatou que antes mesmo de ser vereador já vinha exigindo a manutenção da vicinal e que a realização dessa obra é de suma importância para que o ônibus escolar não precise fazer o retorno de mais de 700 metros para chegar na creche.

Na ocasião, o vereador Paulo Sergio (PSC) apreciou a moção, e na oportunidade relatou que a situação é crítica e é de caráter de urgência, pois os pais que saem para levar seus filhos para creche encontram várias dificuldades devido a falta de acessibilidade na estrada.

A Moção 041, de autoria do Vereador Erasmo Carias Pereira (MDB), solicitou à prefeitura para que retomem as operações tapa-buracos no bairro Miranda e troquem as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED nas ruas Governador Valadares e Cametá. Ainda de acordo com a moção, o vereador solicita a troca dos braços longos dos portes por braços curtos nas referidas ruas, para facilitar as futuras trocas de lâmpadas quando houver necessidade.

O presidente da câmara, Adilson de Jesus Oliveira, solicitou ao primeiro secretário que fizesse a leitura dos pareceres aprovados vigentes na casa. Parecer do projeto 014/2022 da comissão de constituição, legislação, justiça, direitos humanos, defesa do consumidor e redação final o relator Rodrigues Marques- DEM, e para falar sobre o projeto que dispõe sobre ementas modificativas da resolução 005 de 2022 de autoria do vereador Marcus Cabette que institui o regimento interno da Câmara Municipal de Rondon do Pará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s