ICSA promove evento online para recepcionar calouros de 2021

Por Kawane Ricarto

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Unifesspa, campus de Rondon do Pará, realizou no dia 22 de junho uma programação online para recepcionar os calouros de 2021, apresentar o Instituto e as atividades que serão desenvolvidas ao longo dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo.

A mesa de debate foi composta por representantes da reitoria da Universidade, da direção do ICSA, diretores das faculdades e veteranos dos cursos. Durante o evento, foram apresentados dados para ressaltar o quanto a Unifesspa cresceu nos últimos anos e como ela vem contribuindo na formação e no desenvolvimento regional. Os veteranos apresentaram seus respectivos cursos, suas experiências durante o processo de formação e expuseram suas opiniões sobre a Universidade. A aluna Camila Gusmão, graduada em Ciências Contábeis pela Unifesspa e graduanda da turma de Jornalismo 2019, evidenciou a importância da universidade pública e do ensino de qualidade e gratuito para o desenvolvimento da sociedade. “A ciência e a tecnologia, que é desenvolvida principalmente nas universidades públicas, são responsáveis por diversos avanços na sociedade nas mais diversas áreas do conhecimento”, afirmou a estudante.

O diretor da Faculdade de Comunicação do ICSA (FACOM), Jax Pinto, avaliou que a promoção do evento antes do início do período letivo foi promissora. O número máximo de participantes permitidos na sala virtual foi atingido, o que demonstra interesse significativo dos jovens pela universidade, mesmo em um momento de crise pandêmica. “Fizemos esse evento que estabeleceu um diálogo importante com os alunos para que eles não se sintam desestimulados durante a espera do início das aulas no dia 13 de setembro. Acredito que o evento foi bastante promissor e com certeza os contatos que manteremos até setembro serão significativos”, comenta o diretor. O curso de jornalismo conta com aproximadamente 30 calouros para o ano de 2021, número que é considerado algo fundamental para somar e dar continuidade no avanço do curso.

Deyvison Junior, de 19 anos, calouro do curso de Jornalismo de 2021, comenta que o evento foi bastante benéfico e que a recepção dos professores foi ótima. Sua perspectiva do curso é positiva: “O diálogo com os calouros foi fundamental, me senti amparado pela Universidade”, relata. Junior evidencia ainda que almejava passar em jornalismo e sua aprovação no curso foi essencial para decidir se mudar de vez de Salvaterra, município da Ilha do Marajó, para Rondon do Pará.

A Faculdade de Comunicação realiza entre julho e agosto algumas atividades de boas-vindas ministradas pelos professores, sempre às 19h:

  • Teorias e Mercado de trabalho no campo do jornalismo: desafios e perspectivas para uma atuação na Amazônia, em 13 de julho, com Ingrid Bassi e Jax Pinto;
  • Como tirar melhor proveito do celular para fazer vídeos, no dia 15 de julho, com Elaine Javorski;
  • Comunicação nas organizações públicas, privadas e no terceiro setor, dia 03 de agosto, com Ana Condeixa;
  • Radiojornalismo na Amazônia, em 16 de agosto, com Lívia Barroso;
  • Fotografia e Jornalismo, em 10 de agosto, com o Marcelo Barbalho.

De acordo com diretor da Faculdade de Administração, Sérgio Siani, a programação dos calouros 2021 do curso de Administração começa hoje, 9 de julho, sempre de forma on-line às 19h:

  • Palestra sobre o administrador no papel de gestor, com o professor Tiago Barcelos, dia 9;
  • Palestra sobre o administrador no papel de empreendedor, com os professores Rogerio Ruas e Gustavo Passos, 13 de agosto;
  • Palestra sobre administrador no papel de pesquisador, com a professora Marciliene Feitosa, 27 de agosto.
  • Aula magna (aula inaugural), com o professor Sérgio Siani, dia 10 de setembro.

Conforme o diretor da Faculdade de Ciências Contábeis, Mário César Sousa de Oliveira, as atividades para recepção dos calouros são importantes para uma aproximação com o curso. São as seguintes, sempre às 19h:

  • Roda de conversa: apresentação do curso e o resumo da trajetória acadêmica, coordenado pelo professor Mário César, 12 de julho;
  • Minicurso de planejamento de vida e gestão do tempo, com o professor Maurílio Arruda, 14 de julho;
  • Bate-papo: semântica contábil, com a professora Eliane Sampaio, 20 de julho;
  • Minicurso sobre áreas de atuação do profissional contábil com ênfase na pesquisa acadêmica, com a professora Elaine Teixeira, 22 de julho;
  • Oficina de dicas práticas para a língua portuguesa, com Diene Coutinho de Relações Públicas, 28 de julho;
  • Minicurso sobre a visão introdutória de razão e proporção, com o professor Michel Arnaud, 29 de julho a 2 de agosto;
  • Oficina de elaboração de currículum vitae, com a professora Miraci Matos, 3 de agosto;
  • Mesa redonda sobre o perfil e perspectiva do profissional contábil, com a professora Eliane Sampaio e a turma de 2020 de Ciências Contábeis, 6 de agosto.
  • Bate-papo sobre ética no ambiente acadêmico, com o professor Norberto Rocha e técnico Thiago Araújo, dia 10 de agosto.

Segundo os coordenadores dos cursos, até a chegada da semana que antecede os primeiros dias de aula, o intuito é de continuar mantendo contato com os alunos novos. Os veteranos dos cursos também têm um papel fundamental para manter relação com os calouros e informá-los sobre o funcionamento da Universidade, para mantê-los atualizados e animados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s