Aprovado projeto que cria Memorial da Agricultura Familiar em Rondon do Pará

O projeto que cria o Memorial da Agricultura Familiar, proposto pela professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Elaine Javorski em parceria com o fotógrafo Ricardo D’Almeida Tavares, foi aprovado pela Lei Aldir Blanc. O objetivo é transformar o Mercado Municipal Eduardo Ribeiro de Aquino, hoje local da feira realizada semanalmente às sextas-feiras e sábados, em um espaço de convivência, de reconhecimento da identidade campesina e de produção cultural.

Domingos de Souza Filho vende requeijão e é um dos agricultores mais antigos da cidade

Além de tornar o espaço mais agradável para a convivência e intercâmbio cultural entre moradores da cidade e agricultores, o projeto ambiciona a utilização do local para exposições de artistas, cursos e debates, atuando também como um espaço gastronômico e de artesanato.

Está sendo realizado um levantamento biográfico dos agricultores familiares e a construção do perfil histórico da agricultura familiar na cidade, com ênfase no trabalho dos moradores da cidade e dos migrantes na construção dessa trajetória. O resultado prevê uma exposição permanente de diversos painéis com fotografias e textos sobre os mais antigos agricultores participantes da feira. Será feita também uma reabilitação estética do espaço, a instalação de equipamento de som para a rádio na feira, além de um espaço gastronômico, artesanatos e cursos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s