Escolas municipais voltam em março com aulas parcialmente remotas

Por Kawane Ricarto

Depois de um ano com aulas totalmente remotas, a Secretaria de Educação de Rondon do Pará planeja flexibilizar o formato em 2021 com aulas parcialmente remotas. De acordo com o secretário de Educação, João Evangelista de Sousa Ferreira, neste ano devem ser realizados encontros presenciais nos quais os alunos, divididos em pequenos grupos, irão à escola conhecer seus professores, receber as orientações sobre as atividades e a proposta de ensino. O ano letivo deve começar dia 8 de março.

Foro de arquivo

Os alunos que tiveram problemas por terem sido infectados com a Covid-19, com casos ou óbito em suas famílias, que reprovaram em até duas disciplinas e que levarem justificativas, terão uma nova oportunidade para refazer as matérias com um currículo paralelo para garantir a progressão para a série seguinte. Esse período especial deve iniciar junto com as aulas normais e será remoto ou com retirada de material nas escolas. Segundo o secretário, houve um número considerável de alunos que reprovaram devido aos diversos contratempos que a comunidade escolar passou como a falta de retorno nas atividades, negligência dos pais, dificuldades de acesso à tecnologia e/ou doença em casa. Ele ainda ressalta que a lotação dos servidores será feita no final de fevereiro e que aulas presenciais só ocorrerão quando os grupos prioritários já estiverem imunizados. 

Ensino Médio

Segundo a diretora da Escola Estadual Dr. Dionísio Bentes de Carvalho, Fátima Braga, não houve reprovações nas escolas da rede estadual porque a aprovação foi automática. Esse ano as aulas seguem remotas e começaram no dia 3 de fevereiro, sem previsão para as aulas presenciais. Com o aumento de casos de Covid-19 no Pará, que chegou à bandeira vermelha, o governador Hélder Barbalho suspendeu o decreto de aulas semipresenciais que aconteceria em março. Fátima diz ainda que a escola está fazendo o uso do currículo contínuo, ou seja, os professores estão trabalhando nesse primeiro bimestre com a retomada dos conteúdos das séries do ano de 2020, para reforçar a aprendizagem dos alunos. Para quem tem acesso à internet as aulas estão funcionando com plataformas online. Para os alunos da zona rural e os que não têm internet da zona urbana, as atividades estão sendo passadas em cadernos de atividades. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s