Rondon do Pará inicia vacinação em idosos acima de 90 anos

Por Jussara Alves

A terceira remessa de vacinas contra o coronavírus chegou em Rondon do Pará na quarta-feira (10). Dessa vez vieram apenas as da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantã e Sinovac. Agora, além da aplicação da segunda dose em profissionais da saúde a partir da quinta-feira (18), também teve início no dia 12 a vacinação dos idosos acima de 90 anos.

Nesta etapa chegaram 350 doses, sendo 30 para profissionais da saúde que não tomaram a primeira dose; 203 para a segunda dose de profissionais da saúde; e 110 para idosos acima de 90 anos. Sobram, portanto, sete doses que serão destinadas conforme a demanda, segundo informou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Larissa dos Anjos.

Na primeira remessa, 40% dos profissionais da saúde do município receberam a vacina Coronavac. Na segunda, 30% foram imunizados a Astrazeneca. Agora, com as últimas 30 doses de Coronavac, 5% dos profissionais serão vacinados. “De acordo com a meta estipulada pelo Estado e o Regional da Saúde, faltam apenas 25% dos profissionais da saúde a serem vacinados”, observa Larissa.

A Secretaria Municipal de Saúde tem seguido o plano de imunização do Estado de acordo com as faixas etárias. A vacina para os idosos do município está sendo aplicada nas residências para que não haja aglomeração nos locais de saúde. “Vacinação de idoso de 90 anos é domiciliar, isso já é uma prerrogativa da vacinação desde o ano passado, até pela questão de idosos terem mais limitações”, diz Larissa. Os familiares dos idosos devem agendar o horário da vacina com os agentes de saúde de cada bairro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s