Comportamento do emprego formal em 2020

O Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira (28) os dados de dezembro do emprego formal, e com isso também foi possível verificar o consolidado de 2020.

O Brasil teve 142.690 novos empregos criados no ano de 2020. Este é o saldo alcançado em termos de emprego formal (aquele com carteira assinada) em um ano quase todo impactado pelos efeitos da pandemia de covid-19. Quanto aos estados, em 19 deles houve mais admissão que desligamento, sendo o maior saldo notado em Santa Catarina (53.050), seguido por Paraná (52.670) e Pará (32.789). No Pará, os protagonistas em termos de grandes setores de atividade econômica foram Comércio e Serviços.

Já sobre os municípios paraenses, em 92 deles as admissões foram maiores que os desligamentos. Parauapebas liderou com folga o quesito saldo de emprego formal, tendo criados mais de 8,5 mil postos, o que representa mais de 26% do saldo observado no estado. Esse comportamento no município, impulsionado especialmente por Construção e Serviços, aumentou o estoque de emprego formal de Parauapebas em 19%. Por outro lado, Altamira foi o município que mais fechou postos de trabalho, sendo encerradas 2.473 vagas – sendo a grande maioria em Construção, o que significou uma variação relativa de praticamente -17% do estoque de emprego local.

Especificamente sobre os municípios da microrregião de Paragominas, o destaque ficou por conta das 585 vagas criadas em Paragominas, muito por conta da Indústria, que abriu 205 vagas. Já no outro extremo, Dom Eliseu fechou 129 postos de trabalho em 2020, reflexo da retração no quantitativo de vagas fechadas na Agropecuária do município.

Considerando que a pandemia de covid-19 ainda não acabou, embora já se tenha começado a vacinação em alguns grupos específicos, os gestores municipais terão um grande desafio em 2021: criar um ambiente que retome a confiança do empresariado em realizar investimentos, e assim proporcionar a retomada da economia e da geração de empregos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s