Duvide! checa motivos de implantação da Unifesspa em Rondon do Pará

Durante as eleições municipais, circulou a informação de que a implantação do campus de Rondon do Pará da Universidade Federal do Pará (Unifesspa) estaria diretamente ligada a determinados grupos políticos.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Unifesspa “a implementação de cursos, polos e campi da instituição é avaliada por diversa instâncias internas da Universidade […] em permanente diálogo com a comunidade acadêmica, com outros setores da sociedade, portanto, em consonância com as demandas e potencialidades regionais”. Além destes fatores de análise regional e interna, é necessária disponibilidade orçamentária, demandada pelos Ministérios da Educação e Economia.

Quanto à questão política, “é possível que emendas parlamentares com valores e destinações específicas, individuais ou de bancada, sejam destinadas por deputados federais e senadores para a universidade, o que auxilia no atendimento à determinadas demandas da sociedade de forma específica”, afirmou a assessoria.

Portanto, a criação de uma universidade em um município depende muito do interesse da sociedade local e regional e da viabilidade tanto política quanto econômica, já que é essencial a inciativa da gestão federal e da mobilização legislativa.

Sendo assim, apesar de realmente depender de disposição política, esta é diretamente ligada ao poder executivo e legislativo no âmbito federal, e também é necessária avaliação da necessidade e interesse da região que pode ser contemplada. As políticas de Educação Superior podem ser encontradas no portal do Ministério da Educação.

Checagem de Davi Traspadini e Adrícia Castro

Um comentário sobre “Duvide! checa motivos de implantação da Unifesspa em Rondon do Pará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s