Rondon Notícias promove debate entre candidatos

No dia 14 de outubro os moradores de Rondon do Pará poderão assistir pela primeira vez um debate entre candidatos/as ao cargo de prefeito/a. Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado de forma remota, com transmissão a partir das 20 horas pelo canal do Youtube do portal Rondon Notícias e retransmissão pelas emissoras de rádio local, Rondo FM e Rádio Mais FM. A iniciativa é da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

O debate deve durar cerca de 45 minutos e o tempo será divido em quatro blocos. No primeiro, com tempo estimado de oito minutos, as perguntas serão pré-determinadas e cada candidato/a responderá a um tema definido por sorteio. Os temas contemplam assuntos da área da saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e saneamento, meio ambiente, cultura, esporte, emprego e renda. Os temas devem ser abordados pelos candidatos com ênfase tanto na zona urbana como na área rural. O tempo de resposta de cada candidato/a será de 1 minuto e 30 segundos. Ultrapassando esse limite o microfone do candidato/a será desligado.

No segundo bloco e no terceiro bloco as perguntas serão feitas entre os candidatos. Cada bloco deverá durar cerca de 15 minutos. O/a primeiro/a a perguntar será sorteado/a e escolhe a quem dirigir a pergunta. Aquele/a que responder será o/a segundo/a a perguntar e escolherá a quem fazer a pergunta. Cada candidato/a só poderá ser questionado uma única vez. Nesta bloco o tempo para a pergunta será de 30 segundos e para a resposta de 1 minuto e 30 segundos. Já a réplica e a tréplica terão 30 segundos cada.

O quarto bloco, que deve durar cinco minutos, será destinado para as considerações finais com tempo de um minuto para cada candidato/a.

Pedidos de direito de resposta

Caso um/a candidato/a se sinta ofendido/a em algum momento por outro/a candidato/a, deverá fazer o seu pedido de direito de resposta ao assessor jurídico, professor Gabriel Outeiro, diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Unifesspa, que irá acompanhar o debate. Os pedidos de direito de resposta deverão ser feitos durante o bloco em questão e o uso do tempo para defesa será dado no início do bloco subsequente. Em caso de concessão do direito de resposta, o tempo para tal será de um minuto para o/a candidato/a se manifestar.

Todos os candidatos foram avisados da realização do debate e a maioria assinou o termo de ciência do evento. Embora não sejam obrigados a participar, confirmaram presença Adriana Andrade, Antônio Lopes, Arnaldo Rocha, Valdecir Oliveira (Tiziu) e João Demacon. As regras do debate foram enviados ao Cartório Eleitoral de Rondon do Pará.

A mediação ficará a cargo do professor Jax Nildo Aragão Pinto, diretor da Faculdade de Comunicação, com auxílio das professoras Elaine Javorski e Janine Bargas, do técnico da Unifesspa Roberto Campos, e dos estudantes de Jornalismo Lucas Guilherme, Ricardo Tavares D’Almeida e João Carlos Oliveira.

Clique aqui para ir ao nosso canal do Youtube

Aqui para nossa página no Facebook

E aqui para nosso perfil no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s