O que dizem os planos de governo dos candidatos a prefeito

Nesta coluna, a ideia é dar uma passada de vista pelos planos de governo dos candidatos a prefeito de Rondon do Pará (PA).

O exercício é bem simples: em posse dos planos de governo disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi realizado trabalho de limpeza e padronização dos documentos para deixar apenas as propostas de fato (retirada de cabeçalhos, nomes dos candidatos, frases/citações de efeito, referências bibliográficas etc.).

Os planos foram, então, utilizados para criar a nuvem de palavras de cada candidato (plano). Nuvem de palavras nada mais é do que uma representação visual que mostra a frequência das palavras no texto (quanto mais uma palavra for usada no texto, maior e mais forte ela aparece na nuvem).

Assim, no plano de governo da candidata Adriana Andrade, por exemplo, as palavras que se destacaram foram “criar”, “implantar” e “construção”.

Já o plano do candidato Arnaldo Rocha, os realces foram palavras como “sistema”, “municipal” e “saúde”.

Por sua vez, no plano do candidato Dr. Antônio, o foco ficou em “municipal”, “saúde” e “educação”.

Nas propostas do candidato Irmão Tiziu, palavras como “social”, “cidade” e “política” foram observadas com maior frequência.

Por fim, no plano do candidato João Demacon, os destaques foram para “assim”, “entre” e “nossa”. 

Vale lembrar que não significa juízo de valor ao conteúdo dos planos, nem avaliação prévia sobre eles. A ideia é apenas mostrar as palavras-chave contidas nos planos de governo.

Aos interessados, os planos de governo de todos os candidatos a prefeito estão disponíveis no site do TSE: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s