Campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo

Por João Carlos Oliveira

As eleições municipais estão previstas para o dia 15 de novembro e a população já se prepara para escolher seus futuros governantes. Mas a atenção esse ano precisa ser redobrada em função da pandemia do novo coronavirus. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou as eleições de outubro para novembro. O Chefe do Cartório Eleitoral de Rondon do Pará, Marcos Ferreira, disse que haverá mudanças na organização das eleições rondonenses. O cartório já está adotando medidas de distanciamento, bem como o uso de máscaras e álcool gel.

Marcos Ferreira, Chefe do Cartório Eleitoral de Rondon do Pará

No dia da eleição, o início do horário de votação, que antes era às 8 da manhã, passa a ser às 7 horas. O horário de encerramento continua o mesmo, 17 horas. A idéia é evitar ao máximo as aglomerações e garantir a segurança dos 29.722 eleitores rondoneses aptos a votar em 19 locais. Segundo Ferreira, isso não implicará atrasos no processo de apuração das urnas. 

A pandemia também modificou o perfil dos mesários. Foram excluídos os que fazem parte do grupo de risco e poucos estão se voluntariando para trabalhar no dia das eleições. 

Quanto aos pré-candidatos ao cargo de prefeito, todos já se apresentaram perante o eleitorado e têm até amanhã, dia 26, para registro das candidaturas conforme calendário eleitoral. A partir de domingo, 27, eles já podem dar início à campanha.

O atual prefeito Arnaldo Rocha (PSDB) tentará a reeleição apoiado pela coligação “Para o trabalho não parar” (PSDB/PDT/Podemos/Solidariedade/DEM) com Volmar Rodrigues, do Podemos, como vice. Antônio Lopes de Angelo, o Dr. Antônio, será o candidato do PSL com a vice Adma de Paula (PSL). Valdecir Clemente da Silva, também conhecido como Tiziu (PCdoB) se candidata ao cargo de prefeito com Gilvan Pereira Santos (Gil da Gráfica), também do PcdoB, como vice. A Mdebista Adriana Andrade, que faz parte da coligação “Juntos para cuidar de Rondon” (PSC, PT, MDB, PSD, Republicanos), também estará entre os elegíveis com Dahu Carlos Burani Machado. A corrida eleitoral contará ainda com João Santos Correia, conhecido como João Demacon, e o vice Eduardo Dantas, pelo Patriotas. 

E para esclarecer ainda mais as propostas de cada um, a Faculdade de Comunicação (FACOM) e o Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Política (Nucomp), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), organizam um debate entre os candidatos no dia 14 outubro, às 20 horas. O evento será transmitido pelo canal no Youtube e Facebook do portal Rondon Notícias e pelas Rádios Rondon Fm (97,5) e Mais Fm (104,9). Respeitando as medidas de isolamento, o debate será realizado em uma plataforma de reuniões digitais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s