Abertura da III Semana Acadêmica destaca economia na região amazônica

Por Camila Gusmão e Lucas Guilherme

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) realizou na noite de ontem, quarta-feira, 27, a abertura oficial da III Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), com o tema “Um olhar sobre a região amazônica a partir das ciências sociais aplicadas”. O evento reuniu centenas de estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade local.eb45c789-9c39-4946-a111-8e67b813b853

O pesquisador e mestre em economia, Wesley Oliveira, ministrou a palestra de abertura com um tema voltado para entender as fases históricas da economia na Amazônia A inserção da amazona ao Brasil nos anos 1940, 1950 e 1960, decisões governamentais para a região nos anos de 1970, 1980 e 1990 e Amazônia em números, futuro o provável e o necessário). O objetivo do debate foi levar a reflexão sobre os cenários prováveis e necessários para pensar o desenvolvimento atual da região e como essa discussão pode contribuir para a sociedade. “Queria parabenizar o ICSA pela semana acadêmica e por ter escolhido um tema bastante relevante, pois pensar sobre a região através do olhar das ciências sociais aplicadas é fundamental e necessário para todos. Nós como acadêmicos temos que instigar essa reflexão já que estamos passando por uma fase de carência pela falta de recursos econômicos na Amazônia” – diz o pesquisador e mestre em economia, Wesley Oliveira.

Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo da UNIFESSPA, Jax Aragão, é fundamental pensar a Amazônia a partir da comunicação, pois o que é reproduzido e divulgado sobre a região ainda está ligado à época dos colonizadores. “Se pensa a Amazônia como um vazio demográfico, uma grande floresta intocável, apenas para os outros, mas a Amazônia somos nós os povos que vivem aqui”, destaca.

De acordo com o discente do curso de Jornalismo, Tiago Alves, participar da III Semana Acadêmica do ICSA é importante para o currículo e formação acadêmica. “Agora é a hora de mostrar para a sociedade o resultado dos trabalhos que produzimos durante as aulas”.

As atividades da Semana Acadêmica seguem até sexta-feira, 29, e toda a comunidade pode participar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s