Falta de asfalto deixa moradores insatisfeitos no bairro Recanto Azul

Por Jussara Alves

Considerado o segundo bairro mais antigo da cidade de Rondon do Pará, depois do centro, o Recanto Azul, está localizado nas margens da BR-222, na parte mais alta da cidade. Por ser antigo no município, o bairro apresenta problemas de saneamento básico, falta de água, esgoto a céu aberto, o que prejudica a saúde das famílias que moram no local.20191010_101031

Os moradores do bairro enfrentam diversos problemas, sobretudo nas ruas que não possuem asfaltos e infraestrutura de qualidade. De acordo com a dona de casa, Maria da Paz, que mora há sete anos na rua Castro Alves, até os dias atuais não recebeu nenhum serviço de obras. “As condições são péssimas diariamente aqui na rua, principalmente nos dias de chuva que alaga minha residência. Teve um tempo que colocaram terra para melhorar, mas fez foi piorar”, afirma Maria.

Na rua Bahia a situação não é diferente, os moradores ficam expostos a diversos tipos de doenças que são ocasionadas devido os esgotos a céu aberto. O aposentado José da Silva, morador há mais de 10 anos no bairro, se sente inconformado ao ver diariamente a situação precária que encontra a rua que vive. “A situação era bem pior anos atrás, a única coisa que fizeram foi colocar essas pedras e fingir ser um asfalto. Os buracos são de costumes já, o mato pelo meio da rua e nas beiras dos buracos deixa a rua cada vez mais feia. Isso tudo prejudica a nossa saúde, têm muitos idosos que moram aqui pelo bairro e pegam doenças devido esses esgotos”, relata José.

A dona de casa, Maria da Paz, afirma que já teve caso de doenças na família relacionado ao Zika Vírus, além de outras doenças. “Eu peguei a doença do Zika e passei dias doente, até hoje sinto dores pelo corpo. Aqui próximo os vizinhos já pegaram dengue também”.

Vale ressaltar que existe no bairro algumas ruas asfaltadas, porém somente as de principal acesso.  O Recanto Azul, que foi criado por volta de 1979 e 1980 de acordo com os moradores, deveria ter seus problemas estruturais já resolvidos, uma vez que, as políticas públicas são para contemplar todo o município.

A reportagem foi buscar informações com a Prefeitura Municipal para dar um parecer sobre a situação relatada pelos moradores do bairro. De acordo com a assessora do município, Renata Ricelly, o bairro está recebendo os trabalhos de asfaltamento em algumas ruas, mas as obras estão paralisadas devido às fortes chuvas e retornarão assim que passar o período de maior índice pluviométrico na região. Também, fomos atrás da Secretaria de Obras, que até o fechamento desta matéria não havia se posicionado sobre o assunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s