Atividades preventivas marcam o Outubro Rosa em Rondon

Por Lucas Guilherme

A programação do Outubro Rosa tem diversas atividades durante todo o mês. Além das ações em postos de saúde, também estão sendo realizadas palestra em igrejas e associações de bairros. A Secretaria de Saúde realiza ações em prol da prevenção de câncer do colo do útero e de mama com o objetivo de incentivar as mulheres a detectar e prevenir a doença. Várias localidades da cidade recebem atenção. Nesta quarta-feira (15) haverá atendimento nos postos de saúde da Jaderlândia, Miranda, Recanto Azul e no centro da cidade com demanda livre. Na quinta-feira (16), os exames serão oferecidos no Parque Elite, Jaderlândia, Gusmão, Bela Vista e Novo Horizonte.

Nessas unidades básicas de saúde são feitas as coletas de PCCU (Papanicolau, é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório) no horário das 7h30 às 14h. Todas as mulheres podem participar da coleta, basta ter em mãos o RG, CPF e cartão do SUS e cumprir as exigências que o exame precisa para ser feito:

-Evitar duchas e medicamentos na região da vagina ou canal virginal;

-Evitar ter relação sexual a pelo menos 03 dias antes da coleta do exame.

-Não está menstruada no dia da coleta, caso esteja, coletar após o quinto dia depois da menstruação. 

E não precisa marcar para fazer o exame, basta ir ao posto mais próximo com os documentos necessário e fazer.

Dia 18 de outubro, às 7h30, haverá uma caminhada saindo da Praça da Paz rumo ao comércio da cidade para conscientizar a sociedade sobre o assunto. O intuito maior é a panfletagem e o incentivo às mulheres para realizarem o autoexame.

“Ter um mês exclusivo para tratar sobre esse assunto que atinge muitas de nós mulheres é muito bom, me incentiva cada dia fazer meu trabalho com amor. Muita de nós, por ser mulher, já carrega com sigo mesma muitas chances de ter vários problemas, e ter um mês exclusivo para essa campanha faz com que o combate seja intenso. A campanha vem fazer a mulher refletir e poder se programar para se cuidar frequentemente”, afirma Nádia Silva, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

Mutirão de mamografia 

Neste mês haverá ainda um mutirão para a realização dos exames de mamografia. Os próximos dias dessa atividade serão 24 e 25 de outubro. Todos os exames acontecem no Hospital Municipal e a equipe está entrando em contato com as mulheres que já estão cadastradas no setor de regulação. Conforme a demanda em espera, podem ser atendidas mais mulheres para além das que estão cadastradas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s