Vereadores fazem debate acalorado sobre parada LGBT

Por Claudeci Costa


Na sessão da última segunda-feira (07) da Câmara de Vereadores de Rondon do Pará, a festa LGBT que ocorreu no dia anterior, na Praça das Oliveiras, na Jaderlândia, foi o assunto mais comentado. Em um discurso acalorado, o vereador Audício oliveira (PSB) afirmou que foi a festa mais horrenda que ele já presenciou. O parlamentar afirmou que foi eleito com mais de 80% dos votos de pessoas evangélicas e, segundo ele, o que aconteceu durante o evento foi desrespeitoso e contra os princípios do povo evangélico e da família. “Eu lamento e repudio porque nosso povo merece respeito, a nossa família merece respeito”.

Já o vereador Edmilson Viana (PP) saiu em defesa a classe LGBT e afirmou que todos são iguais, que ninguém tem o direito de atirar pedra e que esse tipo de festa acontece em todo lugar. “Eu gostaria de falar para o vereador Audício que nós somos seres humanos igual o pessoal do LGBT”.

O vereador Marcus Cabette Sanches (PSDB) disse que a organização pediu apoio e, inclusive, ele foi um dos patrocinadores. Segundo o parlamentar, os organizadores afirmaram que o objetivo do evento era mostrar para a população que eles também são cidadãos e que o direito de ir vir tem que ser respeitado. Mas não concordou com algumas coisas que aconteceram durante o evento. “Não temos culpa se nos enganamos, o que aconteceu lá foi uma falta de respeito”.

Prefeito Arnaldo Rocha participou da sessão

O prefeito Arnaldo Rocha e o secretário municipal de Obras João Malcher foram convidados e prestaram esclarecimentos detalhados sobre as obras da ciclovia, do complexo esportivo do bairro Miranda e o asfaltamento dos Bairros Recanto Azul e Parque Elite. Na oportunidade o prefeito também comentou sobre a festa. Disse que ficou decepcionado com comentários que ouviu e que liberou a praça porque tem que seguir o princípio da legalidade, mas não foi ele quem fez a festa. “O que aconteceu na praça, se foi atentado ao pudor, é responsabilidade da segurança pública”.
Estiveram presentes na sessão a primeira dama Geane Azevedo, a secretária de Meio Ambiente, Marcia Azevedo, a secretária de Educação Roseane Montreil, o secretário de agricultura Jacir Almeida e a ex-prefeita Cristina Malcher.

Secretário de Obras, João Malcher, prestou esclarecimento sobre algumas obras na cidade.


Na reunião tramitaram os seguintes projetos:

  • Projeto de Lei nº 003/2019-PE, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a Lei que organiza, regula e norteia a execução da Política de Assistência Social no município.
  • Leitura da prestação de contas do Poder Executivo – Exer.2009 – Responsável o ex-prefeito Olávio Silva Rocha.
  • Leitura do Projeto de Lei nº 006/2019-PE, de autoria do Poder Executivo, que ratifica o protocolo de intenções subscritos por municípios integrantes da região Sul e Sudeste do Estado do Pará para constituição do consórcio multimodal dos municípios da região de Carajás – COMCARAJÁS.
  • Leitura do projeto de Decreto Legislativo nº 004/2019-PL, de autoria do Vereador Edmilson de Sousa Viana, que concede o Título Honorífico de Cidadão Rondonense ao Senhor Odeb Moreira da Silva.
  • Parecer do Relator Especial referente ao Projeto de Lei nº 003/2019-PE – Relator Vereador José dos Reis Silva Filho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s