Icsa finaliza mês de setembro com ação de cuidados com a saúde mental

Por Jussara Alves

O mês de setembro é voltado para o combate da depressão e suicídio e para a prevenção de outros transtornos da saúde mental, conhecido por “Setembro Amarelo”. Durante 30 dias, várias ações foram realizadas pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em prol da campanha que é realizada nacionalmente desde 2015.

a9a8044a-299f-468d-a3ec-f55c4dc8da2f

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondon do Pará, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), expôs no ICSA um mural destinado ao registro de mensagens positivas com o intuito de aumentar a auto estima e promover a integração entre a comunidade acadêmica.com vários corações, em prol dos discentes colocarem mensagens de motivação para outros alunos.11764dd6-8cb0-493c-ad2c-08bd89094fc8

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), dados recentes sobre a saúde mental dos universitários brasileiros têm revelado uma situação preocupante: 83,5% dos universitários de instituições federais sofre sofrimento psíquico.

Além da depressão, outros problemas como a ansiedade têm se tornado comuns. Ainda segundo a pesquisa realizada pela Andifes, 60% dos universitários apresentam sintomas de ansiedade e 10,8% deles já tiveram ideia de morte. Diante dos dados, a campanha revela a importância de discutir o tema, que ainda passa por preconceitos e tabus sociais. 7fdd6867-8db2-412f-b09b-c04df470c5c4

No ICSA, os técnicos administrativos também preparam ações para os discentes, em uma programação de desconcentração com o tema “O ICSA me valoriza”, em que foram distribuídos pirulitos acompanhados de pequenos textos motivacionais, além de um painel e a projeção de fotografias das equipes envolvidas nas atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.

Para finalizar a ação os organizadores participaram no último sábado (28) da programação da Rádio Rondon Notícias na Feira, em que apresentaram a ação e distribuíram mensagem também para os feirantes. De acordo com a administradora Yana Pereira, a iniciativa veio de uma conversa informal sobre a situação dos universitários, e já tem ideias para que se torne um projeto fixo no calendário dos próximos anos. “A ideia foi criada com a proposta de envolver a comunidade acadêmica de forma geral. A nossa intenção enquanto ICSA é sermos mais fortes juntos. Esse projeto incluiu diversas ações, em dias separados mais se prolongaram ao longo do mês, buscamos envolver a comunidade de Rondon do Pará. Foi uma experiência incrível e que futuramente se transformará em um projeto”. finaliza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s