Copa Verde vai ajudar no reflorestamento do Rio Ararandeua

Por Jussara Alves

Na noite de terça-feira (3), a secretaria de Meio Ambiente de Rondon do Pará abriu oficialmente a segunda edição da Copa Verde de Futebol Society. A cerimônia contou com a participação dos times compostos por servidores públicos do município. O objetivo deste é fazer o reflorestamento das margens do Rio Ararandeua, que tem uma extensão de 65 quilômetros.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Marcia Azevedo, o evento acontece em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro. “É uma forma que encontramos de levar nossas mensagens ecológicas e, no final, os participantes fazem uma ação ecológica. Este ano ela consiste na recuperação da área degradada do Ararandeua, que é o principal rio da nossa cidade”.


Em busca de reflorestar a área desmatada na beira do rio, será realizado o lançamento de bombas de sementes em cerca de 37 hectares. “É uma esfera feita de argila e no interior dela colocamos substrato e sementes, que dependendo do tamanho pode conter de 10 a 20 sementes. Elas serão lançadas via transporte aero”, relatou Márcia.

A Polícia Militar, junto com o Exército, dará apoio a ação no dia 21, com a produção e transporte de 5 mil bombas. Os participantes dos times vão fabricar 10 mil bombas. Assim, no total, 15 mil bombas sementes serão lançadas.

Márcia comenta que em áreas privadas nas margens do rio será assinado um acordo de responsabilidade e cuidado com o local, juntamente com o proprietário (a) e a Secretaria de Meio Ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s