Defesa Civil oferece curso de brigadistas de incêndio florestal

Por Camila Gusmão

A prefeitura de Rondon do Pará, através da Defesa Civil Municipal, oferece a partir de hoje (2) o curso de Brigada de Incêndio Florestal com duração de 40 horas e dividido em 7 módulos. Os alunos vão conhecer o que é a defesa civil, como combater o fogo, as formas de prevenção contra incêndio, os equipamentos utilizados, técnicas de combate ao incêndio, procedimentos, estrutura e funcionamento de uma brigada de incêndio florestal. Além da parte teórica do curso, ainda vão aprender a controlar o fogo na prática, durante as aulas. 

Realizado pela primeira vez no município, o curso atende pessoas de toda a região. Segundo Desthene Dias, coordenador da defesa civil de Rondon do Pará, o foco do momento são as queimadas que estão ocorrendo na região amazônica. Essa capacitação atuará para a proteção e prevenção de situações de incêndio. “É um curso dispendioso, já estava há mais de três anos tentando trazer para Rondon. Temos alguns participantes de municípios vizinhos como Marabá, Bom Jesus e Abel Figueiredo, exatamente pela dificuldade que é ter esse curso. Além do preço elevado é necessário trazer pessoas e equipamentos de outras cidades para capacitarem os alunos, entretanto o atual cenário de queimadas na Amazônia potencializou a realização do curso”, afirma. 

O treinamento será ofertado para 50 pessoas gratuitamente, em parceria com a defesa civil municipal, defesa civil estadual e o corpo de bombeiros. O intuito é capacitar essas pessoas e cadastrá-las em um sistema feito pela prefeitura do município para acionar os voluntários em eventuais situações que necessitam de intervenção, como as queimadas. 

Para o auxiliar de campo da defesa civil, Carlos Carvalho, os envolvidos no curso devem se comprometer. “É necessário o empenho das pessoas que vão participar. Podemos evitar, amortizar ou prevenir situações que podem se tornar graves na nossa região. Essa conscientização faz parte da capacitação do curso”, comenta.

Existe a expectativa de brigadas de incêndio para empresas que eventualmente possam atuar em Rondon do Pará. Segundo Carlos Carvalho, esta será mais uma oportunidade para os moradores da região. “É um marco para a região, não é um benefício apenas para a prefeitura, mas para todos. As pessoas que vão participar do curso, em momento futuro, poderão atuar profissionalmente. Então além de capacitar, será dada a oportunidade para que os alunos tenham um emprego. Caso elas estejam disponíveis, ao invés de chamar uma equipe de fora pode dar a oportunidade aos que estão sendo capacitados aqui.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s