Escritor lança livro durante aula relacionada a Amazônia

Por Jussara Alves 

O encontro de lançamento do Livro “Encurralados na Ponte: O massacre dos garimpeiros de Serra Pelada”, do escritor e jornalista Paulo Roberto Ferreira, acontece na próxima quarta-feira (28), às 14h, no miniauditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O livro-reportagem apresenta uma pesquisa documental e inúmeras entrevistas jornalísticas sobre a violência e o assassinato praticado pelas forças policiais aos garimpeiros de Serra Pelada, na Ponte do Rio Tocantins, em Marabá no ano de 1978. bd40d5e6-9e9e-4bbb-9564-f77a239c52f7

O lançamento acontecerá durante a aula da disciplina de “Mídia e História Social da Amazônia”, que é ministrada  pela professora Janine Bargas. A ideia é aproximar os discentes da história da Amazônia, sua importância dentro do curso de Jornalismo e contribuir para o entendimento dos conflitos sociais que acontecem no território amazônico. “Apresentar esse material é um exemplo de modalidade dentro da comunicação, o jornalismo investigativo, e apresenta um tipo de material que é a reportagem de fôlego, na qual chama a atenção com o aprofundamento das informações”, destaca a professora.

De acordo com Janine Bargas, o livro-reportagem conta com depoimentos feitos desde a década de 1980, e aborda sobre o episódio que marca a história recente da Amazônia, uma região que é marcada por conflitos sociais. “Têm informações que dá amplo conhecimento desse acontecimento que foi pouco divulgado. No ano de 1987 os garimpeiros, que trabalhavam em Serra Pelada, foram protestar nesta ponte e houve uma repreensão muito forte da polícia militar que foi contra esse movimento e resultou neste massacre”. 

Na ocasião, o escritor e jornalista Paulo Roberto Ferreira irá esclarecer dúvidas sobre o assunto e sortear livros ao público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s