Secretaria oferece teste de hepatite para homens no hospital municipal

Por Jussara Alves

Neste domingo (28), a secretaria Municipal de Saúde realiza atendimentos de testes rápidos das hepatites B e C, Sífilis e HIV, com homens a partir dos 18 anos em virtude do “Julho Amarelo”, mês de conscientização das hepatites virais. O teste de hepatite C será apenas para homens a partir de 40 anos. Os atendimentos terão início às 7h no hospital municipal.

A estimativa será atender 200 homens neste domingo. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do município, Nádia Izabel Santos, já foram realizadas outras ações com homens e mulheres. “O Dia 28 será voltado para os homens por conta do Dia Internacional do Homem comemorado no dia 15 de julho, e são trabalhadas políticas públicas voltadas para a saúde do homem”.

Durante os atendimentos serão ofertados vacinação para adultos contra hepatite B, tétano, sarampo, febre amarela, caxumba e rubéola. Para receber o atendimento é preciso comparecer com o documento de identificação e o cartão do SUS. O domingo foi escolhido por ser o dia em que a maioria dos homens não trabalha.

A ação será em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESPA). As hepatites virais são um grave problema na saúde pública no Brasil pois são doenças silenciosas “São doenças que não manifestam sintomas, apenas quando o paciente já está doente a única forma de detectar que o paciente tem essa doença é através da testagem rápida, exame de rotina ou quando a doença já esteja se manifestando”, comenta Nádia.

Os atendimentos serão realizados com equipe qualificada e serão mantidos em sigilo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s