Por Jussara Alves
Com intuito de levar a leitura aos quatro cantos do município e propor à população uma literatura saudável, a ONG Terra Brasil e o Centro Universitário Uninter criaram o projeto “Livro vai, Livro vem” que pretende instalar geladeiras literárias pela cidade nas quais as pessoas coloquem livros em forma de doação e emprestem os que lá estiverem.

O projeto de implantação vai até o ano de 2020, pontos como delegacia, praças públicas e estabelecimentos comerciais vão complementar o projeto e expandir a leitura em Rondon do Pará. De acordo com a coordenadora da Uninter e idealizadora do projeto, Rosa Peres, a iniciativa visa desenvolver a criatividade, imaginação e enriquecer o vocabulário da comunidade. “A geladeira terá no primeiro momento obra de autores nacionais e paraenses. É importante que a sociedade conheça os escritores da nossa região e se envolvam com a leitura”.
Já tido vivenciado a experiência na cidade como teste, Peres comenta que a comunidade pegava os livros, porém não devolviam à geladeira literária. “A ideia metodológica do projeto visa repor os livros em 15 e 15 dias. Com o passar do tempo a própria população vai se conscientizar da necessidade de devolução. O projeto também propõe rodas de conversas sobre determinados assuntos”.
De acordo com Peres, a primeira geladeira literária vai ser inaugurada no mês de agosto na Uninter e também na delegacia do município, onde funcionará como uma ação de ressocialização dos detentos através da leitura.
Que ótima ideia! Sinal que estamos evoluindo como seres humanos.
CurtirCurtir