Secretaria de Cultura promove I Arrastão Cultural

Por Camila Gusmão e Kawane Ricarto

A partir desta segunda (1) até dia 12 de julho, a Secretaria de Cultura – SECULT do município promove o I Arrastão Cultural com cadastro dos artistas locais e oficinas. O encerramento será na Praça da Paz com apresentações culturais e exposições. Todas as serão ações gratuitas.

O objetivo do cadastro dos artistas é reunir os interessados e identificá-los a partir de cada segmento artístico.  O professor de artes, Josué Oliveira, é um dos idealizadores do projeto. “Com o cadastro feito nós vamos saber quem trabalha em determinada atividade. Portanto quando tiver alguma ação cultural, de acordo com o perfil do artista, vamos convidá-lo para os eventos”, comenta. Durante a semana acontecem oficinas simultâneas de teatro de rua, canto, capoeira, grafite, dança popular, artesanato e outros. Os interessados devem se dirigir até a Secretaria de Cultura, localizada na Escola Municipal de Música Antônio Soares Alcântara Filho, na Jaderlândia, para realizar as inscrições.

O principal propósito desse evento é incentivar a população ao reconhecimento da cultura do município de Rondon do Pará, além de promover a visibilidade dos artistas locais.“O artista precisa ser visto para poder realizar, desenvolver e progredir no seu trabalho. Esse processo de visualização será realizado com o apoio da Secretaria de Cultura aos projetos, pois além de ser um incentivo para festivais, ajuda o profissional artístico, que precisa ser criativo, multicultural, a conhecer tudo o que está acontecendo nos outros meios para poder dialogar”, diz Oliveira. Segundo ele, a cultura é o reflexo da sociedade, e para seu desenvolvimento, a cultura precisa ser vista, de modo que todos tenham acesso.  

Para encerrar, na sexta (12) acontece o arrastão, uma caminhada com os artistas até o centro da cidade. “A concentração será na Secretaria de Cultura, com um show de iniciação, e vamos até a Praça da Paz com todo esse pessoal. Vai ter grupos de quadrilhas, artes plásticas, dança, teatro, e um trio elétrico que vai levar algumas pessoas”, afirma Oliveira. Os organizadores vão disponibilizar o espaço do evento, na Praça da Paz, para quem tiver interesse em montar barracas para vender comidas, bebidas ou algum tipo de artesanato. No local acontecem apresentações musicais, peças de teatro, etc.

Confira a programação:

Oficina: Técnicas vocais 

Data: 01,02 e 03/07.

Oficina: Canto coral simplificado

Data: 08, 09 e 10/7.

Oficina: Teatro de rua (peça teatral)Data: 01, 02, 03, 04, 08, 09, 10 e 11/07.

Oficina: Iniciação e improvisação em violão

Data: 01, 02, 03, 04, 08, 09, 10, 11/07 

Oficina: Iniciação em teclado

Data: 01, 02, 03, 04, 08, 09, 10, 11/07

Oficina: Percussão/ iniciação e improvisação em bateria

Data: 01, 02, 03, 04, 08, 09, 10, 11/07

Oficina: Técnicas em teatro de rua/ criação de objetos cênicos/ dança popular/ hip hop

Data: 01, 02, 03, 04, 08, 09, 10 e 11/07

Oficina: literatura

Data: 02, 03 e 04/07

Oficina: Grafite

Data: 08, 09 e 10/07

Outras oficinas: Artesanato e capoeira.

Um comentário sobre “Secretaria de Cultura promove I Arrastão Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s