Apresentações culturais marcam abertura dos Jogos Estudantis Paraenses

Por Camila Gusmão e Kawane Ricarto

Na noite desta quinta-feira (20), jovens e autoridades do Sul e Sudeste do Pará participaram da abertura dos Jogos Estudantis Paraense na quadra Dom Pedro I. Os jogos acontecem entre os dias 21 e 23 de junho. Os grupos de dança da região foram destaque na noite de abertura e animaram a plateia. As apresentações foram da companhia de dança do Grupo Atividade, JCDC Cia de Dança e Studio de Dança Nany Porto. 

A cerimônia foi marcada pelo desfile das delegações, apresentações culturais e o acendimento da pira olímpica pela jogadora Maria Eduarda Gomes. A atleta do time de handebol de Rondon do Pará já foi bicampeã no campeonato nacional, bicampeã em Brasília e chegou na fase regional em Manaus no ano de 2018. Para ela foi uma honra participar da abertura. Gomes diz que o time está com uma rotina intensa de treinos “Desde o ano passado estamos nos preparando. Tem muito tempo que estamos treinando para poder chegar forte e bem.” Além da rotina de preparo para os jogos, o time se sente confiante na vitória jogando em casa onde a torcida é maior. “É a oportunidade de mostrar para as pessoas como é importante o esporte que sai de Rondon, um lugar com pouca estrutura, ultrapassamos todas as dificuldades e conseguimos chegar longe”.

A solenidade contou com a presença do coordenador do grupo de esportes e lazer da Secretaria de Educação – SEDUC do Pará, Fernando Silva, para quem os jogos são de fundamental importância. “Além do incentivo a prática de esportes, há também a valorização da comunidade estudantil, além da divulgação das modalidades desportivas e da cidade”. Ele relata que o principal objetivo do Governo e da Secretaria de Educação é dar total apoio à prática de esportes educacionais. A partir desse ponto, eles tentam afastar os jogos das cidades centrais e levam para as cidades mais distantes, apresentam a abertura dos jogos para a sociedade e facilitam o acesso dos jovens para praticarem os esportes.  

O estudante Lucas Souza, jogador de Futsal, viajou cerca de 400 km, veio do município de Pacajá para participar dos jogos. É a primeira vez que participa de uma competição oficial. “Os jogos são uma oportunidade de aprendizado, cada jogo é uma experiência diferente. A nossa expectativa é sair daqui com a vitória, queremos levar o título para nossa cidade, é um orgulho representar a nossa escola.”

Para o representante da delegação de Parauapebas, Fabrício Dias, os esportes carregam uma imensa importância que influencia diretamente na vida social dos alunos. “Não são somente regras e a parte técnica, mas a contribuição do desenvolvimento integral deles”. Além de terem domínio na formação dos jovens, os jogos facilitam nas interações que eles têm com o mundo, e a integração deles na sociedade. Segundo Dias, a preparação de seu time foi bastante ativa: “Tivemos uma preparação muito intensa no time de Parauapebas nessas últimas semanas para realizarmos nossas atividades de uma forma bem bonita, e viemos para Rondon com várias modalidades, como basquetebol, handebol, futsal, voleibol, xadrez e tênis de mesa”.

O treinador de handebol do município de Rondon do Pará, Antônio Fernandes, enfatiza a carência de atividades esportivas na região e a questão de que essa é uma ótima oportunidade para os jovens de participarem ativamente dessas atividades. “Com a asserção da tecnologia, os jovens hoje em dia passam muito tempo no celular e pouco tempo se divertindo. As atividades esportivas ajudam muito, não só no ponto de vista psicológico, mas principalmente no ponto de vista motor, pois é o momento em que eles têm oportunidades de praticar elementos que eles deveriam ter adquirido na infância, através de brincadeiras. Então tudo o que constituem os jogos, como o ambiente propício para o lazer, à ajuda no desenvolvimento social, à questão da convivência, em saber como reagir ao ganhar ou perder cada competição, tudo isso, contribui para a formação da pessoa e no que ela irá se formar futuramente”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s