Festas juninas movimentam comércio de Rondon do Pará

Por Camila Gusmão e Kawane Ricarto

As festas juninas aquecem o mercado local com o aumento das vendas de produtos alimentícios para preparar as comidas típicas da época. Além das pessoas consumirem em casa, também existem aqueles que aproveitam essa época em benefício da comunidade.

Supermercado local montou estandes para degustação de produtos juninos

Nilvania Lopes de Sousa é professora das disciplinas de Geografia e História, em uma escola da zona rural do município de Cidelândia. Na organização da festa junina cada professor é responsável por levar um tipo de comida típica e montar as barracas do evento. As compras desses produtos geralmente são feitas no município de Rondon do Pará, nos supermercados locais, incentivadas pela diversidade de mercadorias ofertadas. “Geralmente compramos canjicas, ingredientes para fazer bolo de milho, compramos vários itens e todas as comidas típicas que podemos mostrar para a nossa comunidade apreciar e degustar”, comenta Nilvania. O objetivo de promover o festejo é arrecadar dinheiro para comprar materiais básicos para a escola, além de movimentar a comunidade. 

Derivados de milho fazem sucesso nesta época do ano

Segundo o Ministério do Turismo, o festejo de São João, comemorado em junho, é uma das manifestações da tradição brasileira que mais atraem turistas e agitam o comércio, gerando emprego e renda para muitas pessoas. É assim que o município de Rondon do Pará, durante esse período, atrai as comunidades vizinhas e da zona rural, o que incentiva a manifestação cultural e a movimentação da economia local com os eventos. 

Com foco no aumento do movimento nesta época do ano é que um supermercado local montou este mês estandes com a finalidade de mostrar os produtos para a venda, como pamonhas, bolos de milho, macaxeira, fubá, canjicas e mingau. Além disso, promoveu no sábado (8) um dia de degustações de comidas típicas. Para o empresário Clésio Nogueira, representante do estabelecimento, essas ações são inovadoras e atraem os clientes. “As vendas crescem, com um percentual além do normal, devido às festas. Portanto, eleva-se o consumo de bebidas, produtos derivados de milho, decorações como chapéus de palha, que vão principalmente para as escolas que fazem seus eventos para comemorar o São João.” 

2 comentários sobre “Festas juninas movimentam comércio de Rondon do Pará

  1. Essa matéria foi de fundamental importância, para informação do evento realizado, informações com esse caráter proporciona nos a conhecer cientificamente a nossa cultura e da nossas tradições locais. Parabéns aos organizadores.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s