I Semana Sociointerativa destaca a integração entre universidade e comunidade

Por Jussara Alves e João Victor

Na noite de quarta-feira (10) foi aberta oficialmente a 1ª Semana Sociointerativa do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A programação, que ocorreu no campus de Rondon do Pará, contou com a presença de alunos, professores e técnicos do Instituto e com a participação de representantes de outras instituições educacionais de Rondon.

O evento tem como objetivo proporcionar uma interação entre os cursos e da comunidade acadêmica com alunos e professores de Ensino Médio, que já se preparam para o ingresso no Ensino Superior. Os docentes Augusto Ferreira, Marcilene Feitosa, Djalma da Silva Matos, Mario Cesar, Marcelo Barbalho e Livia Barroso compuseram a programação de abertura e, na ocasião, debateram sobre a “A diversidade na atuação Profissional do século XXI”.

De acordo com a Thais Pereira, membro da comissão de organização, o evento é importante, para a diálogo interdisciplinar. “É interessante este momento de interação no Icsa. Nos intervalos, o pessoal senta nas escadas, cada um fica ali no seu canto e acaba não se interagindo. Poder trabalhar em conjunto, em união, faz com que aconteça essa interação e o diálogo entre todos do Instituto”.

Segundo a professora, Ingrid Gomes, do curdo de Jornalismo, o melhor evento é quando os próprios alunos têm a iniciativa da organização. “É muito prazeroso, eles se sentem incluso, é deles, e são eles que tem que ser os protagonistas”.

Participar de um evento como a Semana Sociointerativa é despertar o interesse nos alunos, para que novos projetos sejam desenvolvidos, é o que ressalta o discente Lucas Guilherme, do curso de Jornalismo. “Essa inciativa dos discentes achei muito interessante, e que deve continuar nos próximos anos, interagindo as turmas e amadurecendo as ideias. Os alunos podem desenvolver novos projetos que venham contribuir com a universidade”.

A programação continua até o próximo sábado (13), com mais uma roda de conversa sobre os projetos dos cursos nesta quinta, sessão do projeto Cineclube na sexta, e com os jogos interativos no sábado. As atividades têm início às 8 horas no campus da Unifesspa e, no período da tarde, são na quadra da Escola Municipal Dom Pedro.

Fotografias de Mauremila da Silva Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s