Cinefront: festival que exibiu “Cine Ideal” abre inscrições para a 5ª edição

Por Jussara Alves

A 5ª edição do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA Cinefront) está com as inscrições abertas até o próximo dia 15 de março para exibição de documentário e filmes de longa e curta-metragem. Foi nesse festival que um aluno da Unifesspa mostrou a história do antigo cinema de rua de Rondon do Pará.

Foto: Assessoria de Comunicação Unifesspa

“Cine Ideal: memórias de um cinema de rua de Rondon do Pará”, idealizado pelo aluno de pós-graduação Ricardo Tavares D’Almeida, abordou a história do cinema que foi criado na década de 70 e era bastante movimentado. Nos anos 90 foi vendido para uma igreja do município. “No Cine Ideal ouvimos pessoas que se beijaram pela primeira vez ali dentro do cinema, por exemplo. Ele agregava as pessoas através da produção cinematográfica mundial daquela época. Em 2017, a curadoria da Proex resolveu colocar o Cine Ideal na programação do Cinefront, quando foi lançado e exibido em vários municípios. Aqui em Rondon a exibição ficou lotada e, no final, muitas pessoas foram comentando e relatando sobre aquele período. Os moradores dos anos 70  e 80 têm muita memória afetiva em relação ao Cine Ideal”, relata Ricardo.

Cartaz do Cine Ideal que fez parte da terceira edição do Cinefront

De acordo com os organizadores do Festival, serão aceitas produções autorais realizadas em qualquer período, sem restrições à data de produção, em formato de arquivo digital de no mínimo 720p de resolução. Vale ressaltar que não serão aceitas obras já exibidas em edições anteriores do FIA Cinefront.

Durante o período de 12 a 18 de abril de 2019, em parceria com os campi da Unifesspa, Universidad Catolica del Peru e apoio dos movimentos sociais e de organizações locais, o festival terá exibições nos municípios de Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara, Rondon do Pará, Marabá e em outras cidades da Região Amazônica, como Lima (Peru) e em demais localidades que serão posteriormente agendadas.

As inscrições são voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação regulamente matriculados, servidores docentes e técnicos-administrativos da universidade e comunidade externa.

Os interessados devem seguir o regulamento Link https://proex.unifesspa.edu.br/images/conteudo/proex/Noticias/Cinefront_2019/REGULAMENTO_CINE_FRONT_2019.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s